Tratamento capilar com óleo Este é o slogan que ficou viral mais rápido do que qualquer outra novidade sobre cuidado capilar.

O tratamento capilar com óleo é conhecido há anos e realizado até aos dias de hoje em todos os países asiáticos. No entanto, apenas recentemente os habitantes de outras partes do mundo começaram a apreciar as propriedades incríveis dos óleos e os resultados incríveis do tratamento.

Os óleos naturais conquistaram toda a internet e os corações de muitas mulheres que sofreram com problemas capilares e de couro cabeludo durante anos. De vez em quando encontra óleos novos com nomes e origens exóticos. Contudo, antes de escolher um deles, fique a conhecer um método muito fácil para determinar se será adequado para o seu tipo de cabelo. Os óleos diferem uns dos outros no que toca ao teor em ácidos gordos essenciais e às partículas de que são feitos. Moléculas com dimensões específicas combinam com um tipo específico de cabelo. A classificação do cabelo que determina o nível dos seus danos denomina-se porosidade.

 

Além disso, a porosidade capilar descreve quão subidas estão as cutículas e a sua condição. Quanto mais fechadas estiverem as cutículas, mais saudável é o cabelo. Cutículas sobrepostas (porosidade baixa) são uma barreira que previne a entrada de substâncias tóxicas no interior do cabelo. Infelizmente, é também difícil cuidar deste tipo de cabelo, já que as grandes partículas dos produtos capilares não conseguem penetrar e regenerar o interior do cabelo. É por isso que a escolha de um óleo inapropriado não proporciona resultados satisfatórios e pode ser mais prejudicial do que benéfico. Significa que os cabelos pouco porosos devem ser tratados com um óleo feito de partículas pequenas que são capazes de penetrar através das cutículas seladas.

Usando o exemplo do cabelo com porosidade baixa, gostaríamos de explicar por que é fundamental pra o êxito do tratamento a escolha do óleo certo. Falta resolver mais uma questão:

COMO DETERMINAR A POROSIDADE CAPILAR?

Pode recorrer ao trabalho de um profissional – um tricologista, ou pode fazer você o teste no conforto da sua própria casa.

Para fazê-lo em casa, vai precisar de colocar um fio de cabelo limpo, livre de cosméticos ou impurezas, num copo ou taça com água. Certifique-se de que a água não está demasiado frio (vai selar as cutículas) nem demasiado quente (vai levantar as cutículas), caso contrário os resultados do teste não serão fiáveis.

Deixe ficar o fio de cabelo na água durante cerca de 10 – 15 minutes. Passado esse período, verifique o seu comportamento. Quanto mais afundar, maior a porosidade.

Portanto, se o seu cabelo….

….flutuar à superfície – significa que é pouco poroso. O seu cabelo é bastante saudável mas é difícil de estilizar. Experimente os seguintes óleos com ácidos gordos saturados em maior quantidade: Coco, babaçu, palma, monoi e manteiga de karité.

… afundar e ficar a meio do copo – o seu cabelo tem porosidade média. Neste caso, o melhor será optar por óleos com teor em ácidos gordos monoinsaturados ómega 7 e ómega 9, como óleo de macadâmia, óleo de amêndoa, óleo de sésamo, óleo de abacate, óleo de argão e óleo de orquídea).

… tocar no fundo do copo – o seu cabelo é muito poroso. Realize o tratamento capilar com óleo utilizando o óleo com teor em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6. Opte pelos seguintes óleos: óleo de grainha de uva, óleo de girassol, óleo de semente preta.

Depois de saber o seu tipo de porosidade capilar e escolher o óleo adequado, deve escolher um método de tratamento com óleo que satisfaça as suas necessidades.

Os melhores métodos e os mais eficazes incluem:

1. Tratamento capilar com óleo em cabelo seco – aplique o óleo no couro cabeludo e no cabelo e deixe atuar no mínimo durante 30 minutos (os melhores resultados são obtidos quando deixa o óleo no cabelo durante a noite). Coloque uma touca de banho de plástico e enrole uma toalha aquecida. Desta forma, as partículas poderão alcançar mais facilmente os bulbos. Passado o período de tempo necessário, lave o cabelo com um champô delicado.

Também pode realizar o tratamento em cabelo seco depois da lavagem e secagem do mesmo – o seu cabelo absorve totalmente o óleo. Desta vez, evite o couro cabeludo.

2. Tratamento capilar com óleo em cabelo molhado – o óleo deve ser aplicado em cabelo húmido. O método é eficaz porque a água levanta as cutículas, facilitando a entrada das moléculas. Pode humedecer o cabelo com um spray ou usar uma infusão herbal e depois aplicar os óleos. Não se esqueça de aplicar no couro cabeludo.

Este tipo de tratamento pode ser feito depois de lavar o cabelo, contudo, neste caso, não aplique no couro cabeludo, apenas no cabelo seco com uma toalha (começando a partir da metade do comprimento).

3. Tratamento capilar com condicionador – se desejar enriquecer os efeitos do seu condicionador, basta acrescentar-lhe algumas gotas de óleo. Utilize como sempre fez.

Todos os métodos acima descritos são eficaz, no entanto, não se esqueça de que, se deseja uma regeneração profunda, deve permitir que o óleo cuide do couro cabeludo pelo menos uma vez por semana – é aí que começa a beleza do seu cabelo.

Plano para a vitória – tratamento capilar com óleo passo a passo

Se está interessada no tema da saúde e acondicionamento capilar, então já deve saber que…

… em primeiro lugar, nenhum champô ou condicionador é capaz de regenerar e proteger o seu cabelo dos danos. Apenas os óleos têm esse poder.

… em segundo lugar, este tipo de tratamento deve fazer parte da sua rotina de cuidado capilar de modo permanente, tornando-se uma atividade natural, trivial e óbvia, como a lavagem.

De modo a realizar o tratamento delicadamente e obter os melhores resultados, é boa ideia fazê-lo segundo um plano específico. O programa seguinte vai melhorar o seu ritual e tornar o tratamento capilar com óleo um ritual divertido e prazeroso que não só cuida do seu cabelo, como também permite-lhe relaxar e regenerar-se depois de um dia longo.

Tratamento capilar com óleo – Passo a passo

Prepare:

  • óleo natural
  • uma toalha
  • um frasco com atomizador
  • uma infusão de ervas (urtiga, cavalinha)
  • água fervida morna, e não água quente
  • uma touca de banho
  • opcional: um prato ou taça pequena
  • opcional: uma escova (pode ser aquela que usar para pintar o cabelo) ou uma escova de dentes limpa

1. Coloque uma toalha por cima dos seus ombros para não manchar a roupa. Verta a água morna fervida ou a infusão herbal no frasco. Aplique como um spray no cabelo e couro cabeludo. Assim, o seu cabelo fica macio e as cutículas levantadas. Fica mais suscetível aos efeitos dos óleos. Este tratamento facilita a absorção dos componentes precioso presentes no óleo.

2. Penteie o cabelo para facilitar a aplicação do óleo. Agora é hora de fazer o tratamento com óleo. Se o seu óleo capilar não vem equipado com uma pipeta, deite um pouco num prato ou numa taça. Separe o seu cabelo em porções e revista uniformemente cada uma com o óleo. Usando uma escova ou escova de dentes faça como se estivesse a pintar as raízes. Como é óbvio, pode fazê-lo com as pontas dos dedos. Revista a sua cabeça delicada e uniformemente com óleo. Não exagere na aplicação. Assim, o óleo pode deixar o cabelo pesado. Distribua também o óleo no cabelo. 5 mL de produto são suficientes para um tratamento.

3. Massaje delicadamente o couro cabeludo para melhorar a circulação sanguínea e facilitar a penetração nos bulbos capilares. Revista toda a cabeça com uma touca de banho (os óleos gostam do calor, a sua textura fica mais suscetível à penetração no interior dos fios). Também pode enrolar uma toalha à volta da touca para manter o cabelo (e o óleo) ainda mais quente.

4. Agora é hora de fazer a etapa mais agradável. Deixe o óleo no cabelo durante uma hora, no mínimo. Quanto mais tempo ficar no cabelo, melhores serão os resultados. Durante este tempo, veja um bom filme ou uma série televisiva, leia um livro, faça uma chamada a alguém com quem não fala há muito tempo, aplique uma máscara facial, pinte as unhas… Aproveite bem este tempo que tem para si mesma.

5. Passado uma hora (ou algumas – dependendo do tempo que pode dedicar ao tratamento) lave o cabelo e remova o óleo. Certifique-se de que utiliza um champô delicado, sem parabenos. Por exemplo, um champô para bebé.

Este tipo de tratamento capilar com óleo, quando realizado regularmente (pelo menos duas vezes por semana), protege o seu cabelo contra os danos e deixa-o nutrido e revitalizado. O seu cabelo ganha vitalidade e elasticidade, e fica sedoso ao toque.

 É tudo.

 Divirta-se a aplicar óleos no cabelo!